Stinger é a berlina desportiva… e emocional da Kia
A Kia tem vindo a fazer uma caminhada notável em termos de qualidade dos seus produtos, mas ainda lhe vinha faltando algo no capítulo emocional. Foi para colmatar esse lado tão importante na imagem de marca que se "atirou" no projecto Stinger que agora apresenta em Detroit, uma berlina desportiva de altas "performances". A desafiar, claramente, carros como o Audi S5 Sportback ou o BMW 440i Gran Coupé.
Já sabemos, portanto, do que estamos a falar em termos dinâmicos, havendo uma correspondência nas primeiras duas motorizações anunciadas, começando logo nos 255 cv do dois litros de quatro cilindros e turbo. Mais impressionante, contudo, será a versão V6 3.3 biturbo de 365 cv e 510 Nm que deverá levar o Stinger a atingir os 100 km/h em 5,1 s, com uma velocidade máxima de 269 km/h.
Caso toda a dinâmica esteja à altura dos rivais alemães, o Kia Stinger terá ainda a vantagem de uma mais ampla habitabilidade, devido às suas maiores dimensões. Com 4,831 m de comprimento e 1,869 m de largura, está mais perto de um Série 5 que de um Série 4 Gran Coupé, além de ter uma distância entre eixos de 2,906 m que promete habitáculo mais espaçoso que os dos concorrentes germânicos. Só na menor altura (1,4 m) mostra a vocação mais desportiva e o seu perfil de "coupé".
Tendo ido beber a inspiração ao protótipo GT apresentado em 2011, este Stinger tem tudo para dar o lado emocional de que a Kia ainda precisa para fazer frente aos sempre desafiantes construtores alemães!